ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

Aprendizes do 3° ano realizam Expedição Pedagógica ao bairro do Farol 

A turma checou, nas ruas, tudo o que aprendeu em sala de aula. Eles percorreram um trecho do principal corredor de transportes do bairro, a Avenida Fernandes Lima, observaram os detalhes e registraram em suas anotações a presença de lojas, bancos, igrejas, farmácias, clínicas, lanchonetes, e o CEAGB, um dos maiores centros educacionais da América Latina.    

Primeira parada: Mirante de Santa Teresinha. Lá, constataram que o Farol é um bairro que fica em um planalto (do Jacutinga), portanto tem um clima mais fresco, o que fez com que muitas famílias, em meados do século passado, o escolhesse para morar.

Também observaram atentamente a Igreja de Santa Teresinha, uma das mais antigas da capital alagoana.

Segunda parada: descendo um pouco o planalto, a turma visitou o Parque Gonçalves Ledo, região que ligava a parte alta ao Centro de Maceió, que fica na região baixa da cidade.

Foi nesta praça, na década de 50, que os jovens maceioenses se reuniam para assistir aos programas da Jovem Guarda, comandados pelo cantor Roberto Carlos. Naquela época, a televisão pública era um aparelho eletrônico raro nos lares das famílias alagoanas.

A aprendiz Letícia Valentim mostrou aos colegas um tronco de árvore, explicando que cada "anel" representa os anos de vida da árvore.

Saindo dali, fomos ao mirante onde havia um farol de sinalização marítima, que deu origem ao bairro de mesmo nome: Farol.

 

Os aprendizes estavam com todo conteúdo aprendido em sala de aula na ponta da língua. Eles explicaram que devido aos 3 dias de temporais em Maceió, o terreno onde ficava o farol ameaçava desabar, podendo causar uma grande catástrofe com a queda do farol (1950). Daí o mesmo teve o seu maquinário transferido para o bairro do Jacintinho, onde foi erguido um novo farol que está lá até hoje. A turma deixou o sargento Alessandro admirado: "Vocês estão sabendo mais que eu sobre esse farol!".

E, finalmente, com muito entusiasmo, os aprendizes começaram a subir a escadaria em "caracol" do farol, que tem exatos 123 degraus. 

Todos ficaram maravilhados ao observar e ouvir as explicações sobre o funcionamento das luzes do farol, o primeiro no Brasil a receber energia elétrica, em 1937.

Mas o deslumbramento maior foi ao observar, do alto, a linda paisagem de Maceió!

Criar e Recrear: 30 anos de dedicação exclusiva à Educação Infantil em Alagoas.

#criar30anos

keyboard_arrow_up