As tarefas e brincadeiras dos dia a dia dos aprendizes exigem muita habilidade. A coordenação motora é justamente essa capacidade que os corpinhos dos pequenos têm de realizar todos os movimentos necessários em suas rotinas.
Muitas vezes não percebemos as nuances e a complexidade envolvidas, mas tais atividades envolvem diversos sistemas do corpo ao mesmo tempo, entre eles o muscular, o esquelético e o sensorial – quando integrados, eles permitem que as ações ocorram de forma equilibrada e precisa.
Na prática, a velocidade e a agilidade com que uma criança responde a certos estímulos representam a sua capacidade motora, que pode ser classificada em dois níveis: a coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.
A coordenação motora fina utiliza pequenos músculos (geralmente, das mãos e dos pés) durante o manuseio de objetos menores. É ela que é acionada quando os mais novinhos precisam pintar espaços delimitados ou quando as crianças em processo de alfabetização percorrem o aprendizado da escrita, por exemplo.
E a atividade da vez envolveu justamente esses movimentos minuciosos. Os pequeninos precisavam desfiar pedaços de algodão e colar os filamentos nas formas geométricas determinadas pelas professoras.
Confira as imagens dessa atividade tão estimulante e importante para o desenvolvimento dos aprendizes.
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