

Guarde bem esse nome: Maria Eduarda de Almeida Arakaki, ou simplesmente Duda. A ginasta que há 3 anos treina Ginástica Rítmica na Criar e Recrear tem 15 anos e conquistou um feito inédito para essa prática esportiva em Alagoas: foi uma das 3 atletas brasileiras selecionadas para representar a seleção brasileira no Campeonato Panamericano Juvenil, que será realizado na cidade de Medelín, na Colômbia, entre os dias 30 de abril a 06 de maio desse ano.
A seletiva da categoria individual foi feita pela Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica, em São Paulo, e reuniu a nata das atletas nascidas em 2003 e rankiadas no Brasileiro do ano passado e que treinam GR em todo o país. Nossa Duda foi lá e mostrou que tem talento, técnica, capacidade. Garra nem se fala.
Duda começou a treinar GR com 5 anos, era da escolinha. Aos 6, quando já tinha um corpo que parecia a menina-elástica, participou de uma seletiva para entrar na equipe mirim. Foi um teste importante e que ela subiu mais um degrau no esporte. "Todo lugar por onde passou já se destacava. Ao longo dos anos foi lapidando a técnica, com muitos treinos, cursos e força de vontade dos pais. Ela cresceu muito na GR e vai muito mais longe", disse a treinadora Carla Cabús, com muito orgulho.
Na categoria juvenil do alagoano, Duda conseguiu excelentes resultados: no ano passado, foi bronze com a bola. Nas apresentações com arco, fitas e maças, Duda levou a medalha de ouro. E no geral, não deu outra, ocupou o pódio de primeiro lugar com aplausos até das adversárias.
"A Duda é uma atleta diamante e não é só na competição. Ela também é uma aluna dedicada, muito focada e com determinação impressionante", disse a técnica Carla Cabús. "Desde pequena ela dizia onde queria chegar. Esse é o sonho dela. Então quando a gente tem um sonho tem que acreditar. E a Maria Eduarda acreditou. A expectativa para o futuro é ela compor a seleção brasileira, no conjunto, porque ela já tem idade para isso e se Deus quiser estará nas próximas olimpíadas. Todo mundo aqui torcendo para ela estar no conjunto do Brasil", concluiu Carla.
Duda cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista mas até hoje continua treinando na Criar e Recrear, onde sempre recebeu apoio da diretora da escola, Delane Valente de Lima, ex-ginasta na infância/adolescência e apaixonada pelo esporte. E foi na Criar, onde Duda fez seu último treino em Maceió antes de embarcar para o treinamento com dois árbitros internacionais em Natal/RN, depois seguirá para Portugal, Salvador e a Colômbia, rumo ao panamericano.
A diretora da Criar, Delane Valente de Lima, uma das grandes incentivadoras da Duda disse que "aqui na Criar, você será sempre a nossa menina que começou fazendo borboletas no tatame e hoje está voando cada vez mais alto e nos dando muita alegria e orgulho. Boa sorte e muito sucesso, seja em Maceió, no Brasil e no mundo. Você vai muito mais longe com seu exemplo de dedicação e amor ao esporte".
Criar e Recrear: 30 anos de dedicação exclusiva à Educação Infantil em Alagoas.
#criar30anos