Exceção: var TP_WS_OUTRAS_INFORMACOES_EMAIL_CURRICULOS não existe Escola Criar e Recrear - Exibição

ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

Escola de leitores

Era março de 2009 quando os aprendizes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Criar e Recrear receberam uma proposta para "aprender a gostar de ler".  A princípio a ideia era incentivar o hábito e o encantamento pela leitura de uma maneira prazerosa. Mas como fazê-los ler vários livros ao longo do ano sem que isso fosse uma obrigação? E foi de maneira lúdica que nasceu o Projeto Escola de Leitores.  E como todo projeto ele tinha - e continua tendo - seus objetivos gerais e específicos. De livro em livro, de dezenas em dezenas de publicações literárias, os aprendizes  vão tomando gosto pelo leque de títulos que brotam na biblioteca montada em cada sala de aula. A cada bimestre o Clube de Leitores começou a dar resultados cada vez mais surpreendentes. Se antes ler mais livros tinha uma aura de competição, a prática foi ganhando ares de comprometimento com as histórias, com a Roda de Leitura, com a própria vontade de navegar nas narrativas dos seus autores. 

As últimas 8 edições do Projeto Escola de Leitores são uma prova de que os livros são  incrivelmente interessantes para as crianças, mesmo para aquelas que parecem não se curvar às tentações das telas interativas de jogos, games, celulares e internet. Muitos descobrem aqui como abrir as portas para o conhecimento através das histórias, da interatividade com colegas e  professoras, num ambiente propício e estimulante. Mas não há mágica. Há didática com muito respeito ao ritmo de cada aprendiz e responsabilidade durante o percurso para atingir o alvo.

A Escola de Leitores é uma experiência que começa desde cedo, aos 7 anos de idade. O aprendiz rega as raízes do conhecimento, aos poucos. Às vezes nem ele mesmo percebe que tudo isso é uma mistura de estratégia com brincadeira. É quando a leitura flui. Quando a semente finca, floresce e os frutos amadurecem no momento certo da colheita. É assim que nossas crianças conquistam autonomia nas linguagens escrita e oral, na fluência verbal, na construção de argumentos, na ortografia, na criatividade.

Converse com a nossa equipe pedagógica sobre o melhor projeto de leitura de Alagoas, que contribui na formação cultural das nossas crianças.

ESCOLA DE LEITORES 

A brincadeira é a seguinte: ler pelo menos 100 livros durante o ano. Brincadeira de gente grande? Não, não. Coisa de criança. Talvez por isso, na Escola Criar e Recrear, dá muito certo. Não para de surpreender. É o projeto Escola de Leitores. Uma espécie de jogo, desafiador, prazeroso, cheio de aventuras e recompensas. Foi dada a largada em 2009 e desde então só cresce o número de aprendizes campeões. Cada livro lido tem uma pontuação. Quanto mais complexo, mais pontos a leitura rende ao aprendiz.

A DESCOBERTA DO GOSTO PELA LEITURA

Nos 365 dias do ano, os vencedores não perdem tempo. Aproveitam enquanto estão na escola e usufruem das horas vagas em casa para o deleite de viajar por uma centena de histórias e conhecer diversos personagens. Descobrem que o livro é mesmo um companheiro precioso, para a vida inteira, independente de idade, independente de assunto. O legal é ler. E fim de papo. Não porque a professora manda. Mas porque a vida fica mesmo mais gostosa! Duvida? Entre no jogo. E lá para dezembro você me conta!

A competição não é um contra o outro, não há disputa entre colegas. Apenas o incentivo para o comprometimento com a leitura. Um incentivo que só a Equipe Criar e Recrear sabe desenvolver. Um incentivo do modo como deve ser, como precisa ser: aqui, na escola, mais do que aprender a ler, a criança aprende a gostar de ler.

Só observando a desenvoltura do aprendiz ao longo do ano para ver o resultado. Não adianta contar. A transformação é dia a dia, a leitura invade a casa, o aprendiz vira multiplicador. Pergunte aos pais de quem já passou a marca dos 100 livros lidos. O que pode ser dito é que o incentivo não tem nada a ver com pressão, mas com amor, com respeito e com a convicção de que o ser humano, cidadão, comprometido com um mundo melhor, é, inevitavelmente, um leitor. Um leitor não por obrigação, mas por prazer, por necessidade.

Criar e Recrear: 30 anos de dedicação exclusiva à Educação Infantil em Alagoas.

#criar30anos

keyboard_arrow_up