ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

Projeto Escola de Leitores

Era março de 2009 quando os aprendizes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Criar e Recrear receberam uma proposta para "aprender a gostar de ler".  A princípio a ideia era incentivar o hábito e o encantamento pela leitura de uma maneira prazerosa. Mas como fazê-los ler vários livros ao longo do ano sem que isso fosse uma obrigação? E foi de maneira lúdica que nasceu o Projeto Escola de Leitores.  E como todo projeto ele tinha - e continua tendo - seus objetivos gerais e específicos. De livro em livro, de dezenas em dezenas de publicações literárias, os aprendizes  vão tomando gosto pelo leque de títulos que brotam na biblioteca montada em cada sala de aula. A cada bimestre o Clube de Leitores começou a dar resultados cada vez mais surpreendentes. Se antes ler mais livros tinha uma aura de competição, a prática foi ganhando ares de comprometimento com as histórias, com a Roda de Leitura, com a própria vontade de navegar nas narrativas dos seus autores. 

As últimas 8 edições do Projeto Escola de Leitores são uma prova de que os livros são  incrivelmente interessantes para as crianças, mesmo para aquelas que parecem não se curvar às tentações das telas interativas de jogos, games, celulares e internet. Muitos descobrem aqui como abrir as portas para o conhecimento através das histórias, da interatividade com colegas e  professoras, num ambiente propício e estimulante. Mas não há mágica. Há didática com muito respeito ao ritmo de cada aprendiz e responsabilidade durante o percurso para atingir o alvo.

A Escola de Leitores é uma experiência que começa desde cedo, aos 7 anos de idade. O aprendiz rega as raízes do conhecimento, aos poucos. Às vezes nem ele mesmo percebe que tudo isso é uma mistura de estratégia com brincadeira. É quando a leitura flui. Quando a semente finca, floresce e os frutos amadurecem no momento certo da colheita. É assim que nossas crianças conquistam autonomia nas linguagens escrita e oral, na fluência verbal, na construção de argumentos, na ortografia, na criatividade.

Converse com a nossa equipe pedagógica sobre o melhor projeto de leitura de Alagoas, que contribui na formação cultural das nossas crianças.

 

 

 

 

 

 

 

Criar e Recrear: 30 anos de dedicação exclusiva à Educação Infantil em Alagoas.

#criar30anos

keyboard_arrow_up