ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

ENTRAR

Efetue login com suas credenciais da Criar e Recrear.

Recuperar Senha?

ESQUECEU SUA SENHA

Enviar a Senha por email

Escola da Inteligência: Por que incentivar seu filho ao hábito da leitura?

A Criar e Recrear trouxe a Escola da Inteligência para os nossos aprendizes e hoje está entre as 500 escolas brasileiras conveniadas ao programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil. E um dos temas que destacamos agora é sobre como motivar o seu filho a ler. 

Acompanhe nossas dicas e saiba por que incentivá-lo a cultivar o hábito da leitura.

A criação do hábito de leitura, especialmente quando se inicia durante a infância, proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças desenvolvam senso crítico. Na Era Digital, entretanto, são muitos os dispositivos que concorrem pela atenção dos leitores.

O incentivo para despertar encantamento pelos livros é um importante ponto de partida. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, a família e os professores são as principais influências de brasileiros leitores.

Quer motivar seu filho a ler, mas tem dúvidas sobre quais ações tomar ou sobre quais serão os benefícios presentes e futuros? Acompanhe nossas dicas e saiba por que incentivá-lo a cultivar o hábito da leitura.

A leitura desenvolve a inteligência emocional

A partir do sexto mês de vida, a criança já pode ser introduzida aos livros, como aqueles feitos em tecido ou materiais plásticos. Esse contato representa um momento de união afetiva com a família, que conta as histórias e apresenta as imagens e o universo literário, permitindo que cresçam atraídos pelo tema.

Envolvidas por histórias, fábulas e lendas, as crianças compreendem melhor sentimentos e os interpretam em suas vidas, criando valores.

Desperta a imaginação e a capacidade criativa

Crianças que são incentivadas a ler em casa e na escola, em contato frequente com obras de seu interesse e visitantes de bibliotecas e livrarias, ampliam sua capacidade linguística, enriquecem o vocabulário e se sentem motivadas a criar as suas próprias histórias.

A imaginação permite que escrevam e se comuniquem melhor, capacidades de extrema importância para o desenvolvimento educacional e profissional.

O hábito da leitura pode ser um ótimo entretenimento

A popularização dos celulares tem representado a famílias e a escolas um desafio de incentivar a prática da leitura e da escrita. Apresentar a crianças e adolescentes um livro, de forma atrativa, permite que considerem a troca do smartphone por uma história que os interesse.

Possibilitar que tenham contato com literatura infantojuvenil ou com livros relacionados a filmes e a séries que gostam são formas de familiarizá-los com a experiência. O importante é não impor nenhuma leitura, para não tornar esse hábito uma obrigação.

Algumas outras dicas são grupos de leitura dentro de casa, para que os pais possam dar exemplos e interagir com os filhos, realizar um amigo secreto de livros e promover troca de livros, além de presentear as crianças com livros e frequentar livrarias.

Outra alternativa a se considerar é a da utilização de leitores digitais, cuja experiência de utilização é semelhante à de outros aparelhos, e cria condições para mais recursos, como imagens interativas, notas, marcações de textos, alteração do tamanho de fonte, pesquisas por termos on-line… Tudo para tornar a leitura mais atrativa!

Para criar e consolidar o hábito da leitura, o incentivo, em parceria entre família e escola, é indispensável e se faz em meio à rotina, colocando os filhos em contato com livros que atraiam a sua atenção e ampliem seus conhecimentos e habilidades.

JÁ BAIXOU O APLICATIVO DA CRIAR NO SEU CELULAR? NELE VOCÊ ENCONTRA OS CALENDÁRIOS DA ESCOLA, CARDÁPIO DO MÊS, RECEBE OS COMUNICADOS, ACOMPANHA AS ATIVIDADES DIÁRIAS DAS CRIANÇAS E MUITO MAIS! PROCURE “CRIAR E RECREAR” NO APP STORE OU GOOGLE PLAY. É GRÁTIS!

Criar e Recrear: 30 anos de dedicação exclusiva à Educação Infantil em Alagoas.

#criar30anos

keyboard_arrow_up